
O Arduinando ficará em "stand-by" até que eu consiga acabar as matérias do doutorado. Afinal, não está dando tempo de montar nada. Mas em breve (talvez não tão breve assim), coisas divertidas com as minhas arduinos caseiras!

o que me acontecia é que eu acaba encostando o fio de solda nos terminais e no ferro, mas funcionou do mesmo jeito.
hora eu aprendi que solda porca igual à mal contato na certa! A solda do regulador de tensão tinha ficado porcona, e acabei com um belo mal contato. O jeito foi apertar bem o regulador contra a placa e derreter a solda com o ferro. Moral da história, o que os tutoriais dizem é verdade: solda opaca e toda enrugado igual a solda ruim. O ideal é o ponto de solda ficar brilhando e bem lisinho. Depois que eu re-soldei o regulador, a Arduino ligou perfeitamente, e para o meu deleite o led do pino 13 começou a piscar...emocionante!
rro de passar aquecido, na temperatura máxima, pressionar o papel contra o cobre. Manter pressionado por alguns minutos e depois passar o ferro por toda a placa, até que o papel esteja completamente aderido. Quando o papel começar a ficar levemente transparente (dando para ver as trilhas pretas sobre o cobre), já está bom de parar. Eu gastei uns 30 minutos fazendo força com o ferro, mas acho que exagerei um pouco.

rre muito mais rapidamente se você agitar a placa, então usando um pedaço de pau, ou a mão (com luvas!), agite a placa até que não haja mais cobre entre as trilhas.
certeza do que estava acontecendo, então tentei ser extremamente cuidadosa na montagem. Depois de pronta, minha Arduino ficou largada um bom tempo na mesa tomando poeira, mas um dia eu tomei vergonha na cara, limpei todo o pó e decidi que finalmente ia ligá-la. Verifiquei todas as ligações, para ter certeza que não ia torrar nenhum componente, e parti para a gravação do bootloader. Antes disso, claro, fiz um pesquisa na internet, para ver como eu deveria proceder. Meus passos foram os seguintes: