sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Fabricação da Arduino Severino II - Montagem

Só alegria, meu primeiro toner transfer foi um sucesso! Ficou (quase) perfeito. Eu li uma vez, em um livro do Mouni Sadhu, que um bom início é presságio de um bom final, então é hora de ir para os finalmentes e ver se ele está certo. O material necessário para a montagem é:

1) Todos os componentes eletrônicos listados
2) Placa de fenolite com apenas um lado de cobre
3) Ferro de solda de ponta fina (uso um Hikari de 30W)
4) Solda de estanho (duuuh)
5) Um furador de placa ou uma broca
6) Multímetro
7) Alicates
8) Verniz

Também recomendo ter o esquemático e o diagrama de montagem em mãos, facilita muito a vida.

Essa parte é realmente fácil e divertida. O primeiro passo, claro, é fazer os furos na placa. Como eu não tenho furador, usei uma mini-furadeira tipo Dremel. Depois basta seguir o diagrama de montagem e colocar os componentes nos lugares certos, tomando cuidado com as polaridades e posições pinos dos componentes. O diagrama de montagem da Severino está bastante claro. Meu único momento de dúvida foi na hora de colocar o push buttom de reset na placa. Esses botões têm 4 perninhas, mas são ligadas ao pares. Para saber como deviria ligá-las, tive que olhar diretamente no esquemático. Para os componentes pararem no lugar e não ficarem caindo, basta entortar suas perninhas, deixando-os firmes. Por último vem a solda.

Eu li vários tutoriais sobre soldagem na internet, e não lembro de um específico, mas lembro claramente de um texto que falava que o certo na soldagem é você encostar a ponta do ferro nos 2 terminais que se quer unir, deixar alguns segundos, e encostar a ponta do estanho em ambos. O calor derretará a solda e unirá os componentes. Na prática o que me acontecia é que eu acaba encostando o fio de solda nos terminais e no ferro, mas funcionou do mesmo jeito.

A medida que eu fui soldando, fui cortando as perninhas dos componentes. Na hora que precisei, percebi que não tinha um alicate de corte, e acabei sacrificando meu alicate de cuticulas (que alias, fez um trabalho excelente).

Depois da soldagem feita e das perninhas dos componentes cortadas, hora de ligar! Liga bateria de 9V e TCHANAAAAMMM....nada...de novo...fodeu... Pega multímetro, mede tensão de entrada, saída, vê se a bateria não está descarregada, etc...nessa hora eu aprendi que solda porca igual à mal contato na certa! A solda do regulador de tensão tinha ficado porcona, e acabei com um belo mal contato. O jeito foi apertar bem o regulador contra a placa e derreter a solda com o ferro. Moral da história, o que os tutoriais dizem é verdade: solda opaca e toda enrugado igual a solda ruim. O ideal é o ponto de solda ficar brilhando e bem lisinho. Depois que eu re-soldei o regulador, a Arduino ligou perfeitamente, e para o meu deleite o led do pino 13 começou a piscar...emocionante!

O toque final é envernizar a placa. O cobre dessas placas oxida absurdamente rápido. De um dia para o outro, o que era uma impressão digital vira uma mancha escura. Com o tempo essas oxidações deterioram os contatos e podem causar curto circuitos. Então, para fechar a montagem, o ideal é que se envernize o lado da solda da placa. Eu li que se pode usar quase qualquer tipo de verniz, como por exemplo esses que se passa em madeira. Aqui em casa eu só tinha verniz para desenho e pintura (Acrilex), e foi esse mesmo que usei. Ficou perfeito, e parou com a oxidação.

Dá para ver pela foto que eu não sou nenhuma exímia soldadora, mas tenho certeza que a próxima Arduino que eu montar vai ficar com a solda bem melhor. Mesmo assim, eu achei que a minha Arduino Severino pronta ficou uma gracinha!

Conclusão: O Mouni Sadhu está certo! Pelo menos quando se fala na montagem da sua primeira Arduino. :P

4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho. E o relato do processo é o que mais vale: o aprendizado, e o compartilhar. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. ae gostaria de saber como gravou o boot loader ??
    radsonpatrick@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Radson, o bootloader eu gravei usando o cabo que eu montei em casa e a porta paralela do computador. Só ligar na placa o cabo. A IDE da Arduino já te dá a opção de gravar.

    ResponderExcluir
  4. Mayara como você fez para imprimir ou seu layout usou pdf, doc, corel?

    ResponderExcluir