quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Fabricação da Arduino Severino I - Toner Transfer

Logo que comecei a usar minha Arduino na protoboard, percebi o quanto isso poderia ser contra-produtivo. Era muito fácil esbarrar em um fio e causar problemas de mal contato, fora que não me sobrava espaço nenhum para montar outros circuitinhos. Então, com o intuito de liberar minha protoboard, e praticar um pouco de DIY (Do It Yourself), resolvi montar a Severino no circuito impresso. Eu tinha pouquíssima experiência com solda, e absolutamente nenhuma experiência com criação de circuitos impressos, mas isso não me impediu de fabricar uma Arduino perfeitamente funcional.

O primeiro passo para montar a Arduino é confeccionar a placa de circuito impresso. Existem diversas formas caseiras de se imprimir as trilhas em uma placa de fenolite, sendo a principais que eu achei, o método fotográfico, silk screen e toner transfer. O terceiro foi adotado aqui por ser mais simples e acessível.

Eu nunca havia feito um toner transfer na vida, então procurei me informar na internet. Achei alguns tutoriais como esse aqui, e vários vídeos no YouTube (esse, esse, e principalmente esse). Me baseando nas coisas que eu li e assisti, acabei fazendo os seguintes passos:
1) Imprimir as trilhas no lado brilhante de uma folha de papel glossy A4, utilizando uma impressora laser. Um problema que aconteceu comigo nesse ponto foi a tinta não aderir direito ao papel, e se esfarelar quando saia da impressora. Creio que a causa disso foi o uso de papel inadequado, pois o meu papel glossy estava guardado há muito tempo e não era próprio para impressão a laser, alem de ser da marca mais barata que eu consegui na época. Porém, depois de várias tentativas consegui algumas impressões boas o suficiente.
2) Lavar o lado de cobre da placa de fenolite com detergente, usando o lado mais áspero de uma esponja daquelas de lavar prato para esfregar (esfregar bem, até tirar toda a oxidação). Dá pra notar que a esponja vai ficar preta com a sujeira da placa.
3) Enxaguar e enxugar a placa com papel higiênico (cuidado para não encostar a mão no cobre, a placa não deve ter gordura, para garantir maior aderência da tinta).
4) Com o ferro de passar aquecido, na temperatura máxima, pressionar o papel contra o cobre. Manter pressionado por alguns minutos e depois passar o ferro por toda a placa, até que o papel esteja completamente aderido. Quando o papel começar a ficar levemente transparente (dando para ver as trilhas pretas sobre o cobre), já está bom de parar. Eu gastei uns 30 minutos fazendo força com o ferro, mas acho que exagerei um pouco.
5) Jogar a placa numa bacia de água, e deixar por alguns minutos. Começar a descolar o papel lentamente, deixando a água penetrar entre o papel e o cobre. Nesse ponto paciência é uma uma virtude, quanto mais lentamente você fizer isso, melhor será o resultado. Eu gastei quase 1 hora, mas o resultado final foi quase perfeito, apesar da impressão a laser não estar muito boa. As "melecas" do papel que ficarem grudadas na placa podem ser raspadas com uma escovinha ou com a unha.
6) Retocar as trilhas que ficaram meio apagadas, usando uma caneta de escrever em CD.

Depois que a placa está devidamente livre do papel e com as trilhas retocadas, é hora de porcaria...digo...diversão...usar o percloreto!
7) Despeje os 500 ml de percloreto em uma vasilha plástica (qualquer recipiente metálico será corroído!) coloque a placa dentro.
8) A corrosão ocorre muito mais rapidamente se você agitar a placa, então usando um pedaço de pau, ou a mão (com luvas!), agite a placa até que não haja mais cobre entre as trilhas.
9) Depois que a placa está corroída, lave com água em abundância.
10) Retire a tinta de impressora usando papel higiênico e tiner
11) Verifique com um multímetro se não existem trilhas em curto ou rompidas.

TCHANAM!!! O resultado deverá ser algo como a placa da última foto.

2 comentários:

  1. Maryana ficou muito bonita a sua placa estou com quase tudo para fazer a minha faltando apenas a coragem. ;P

    ResponderExcluir
  2. Cara eu fiz a minha mas não funcionou. Estou correndo atras feito louco na internet por alguma informação e não acho nada. Os LEDs tx e rx não piscam. A unica coisa que funciona é o LED power. Estou usando um cabo serial usb e o arduino nao grava nada na placa. Ficaria muito grato se pudesse me ajudar

    ResponderExcluir